quarta-feira, 21 de julho de 2010

Europa Jul/10 - 7ºdia

Deixamos esse dia para visitarmos os lugares de que mais gostamos e para fazer compras, é claro. Voltamos para a Catedral de Notre Dame e almoçamos no Quartier Latin.


Pont des arts e a ile de la cité


Institut de France


Vendedores de quadros, retratos e livros


Rua interessante no Quartier Latin


Eu tentando alugar uma Vélib

terça-feira, 20 de julho de 2010

Europa Jul/10 - 6ºdia

Acordamos bem cedo, pegamos o metrô e tentamos ir para o Palácio de Versalhes. Nos perdemos por alguns instantes, pois estávamos tentando decidir qual seria o melhor caminho que otimizaria o tempo e distância. De repente, um senhor francês bem vestido parou e perguntou se precisávamos de ajuda em inglês. Ele nos explicou o melhor trajeto e gentilmente pediu que nos acompanhássemos até a estação onde ele iria, pois era o mesmo que teríamos de descer. Descemos na estação Invalides, compramos o ticket do trem com destino à Versailles-Rive Gauche e o validamos. Descendo da estação citada, resolvemos seguir a multidão e em 5 minutos estávamos no palácio. Visite os majestosos recintos do palácio, mas não se esqueça do jardim que é enorme, bem cuidado e interessante.

Portão do Palácio de Versalhes




Jardim do Palácio



Ao voltarmos para Paris, conhecemos o Museu D'Orsay, descendo no metrô Solférino. Esse museu tem muitos quadros de pintores impressionistas. Também tem muitos outros quadros não impressionistas e esculturas. Além disso, a arquitetura do museu é fantástica, pois é uma estação de trem reformada.


Musée D'Orsay

Rumamos então em direção à torre, pois havíamos comprado o ticket que dava direito à subida na torre. A principal vantagem de se comprar o ticket antecipadamente é que existe uma fila separada para quem comprou e reservou um horário para subir. A fila para comprar tickets na hora é imensa!


Subindo na Torre Eiffel


Vista do 1º piso da torre


Vista do patamar mais alto da torre

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Europa Jul/10 - 5ºdia

Pegamos um trem para Giverny onde está localizado a casa e o jardim de Claude Monet. Fizemos o seguinte itinerário: Descemos no metrô Saint-Lazare, saímos da estação de metrô, andamos um pouco e avistamos a estação de trem. Compramos as passagens para Vernon, estação mais próxima de Giverny, no guichê Grand Lines. Os intervalos dos trens são de 2 horas e a viagem até Vernon dura mais ou menos 40 minutos. Chegando lá, pegamos um ônibus que leva aproximadamente 10 minutos para chegar em Giverny. Ah, um procedimento muito importante é sempre validar as passagens nos terminais espalhados nas plataformas de embarque. Validados, os bilhetes são carimbados com a data e horário o que lhe garante ficar livre de dor de cabeça se o fiscal lhe pegar. O custo total considerando a entrada na casa do Monet e as passagens de ida e volta foi aproximadamente 35 euros.  

Mapa da casa do Monet


Jardim florido em frente a casa
O jardim e as pontes imortalizados por Monet

Tem até o rapaz que limpa o lago!












Em frente à casa do Monet
Voltamos para Paris pouco depois da hora do almoço e partimos rumo à Basílica de Sacré Coeur situado no interessante bairro de Mont Martre. Para fechar o dia, a Cá e eu fomos fazer um esporte que adoramos: andar de bicicleta. Mas é claro que em Paris foi muito mais emocionante! Você pode alugar uma Vélib numa das estações espalhadas pela cidade com seu cartão de crédito. Contudo, resolvemos fazer um tour pela cidade com um grupo de ciclistas com guia que se encontram debaixo da Torre eiffel umas 19:00. Chegamos lá um pouco antes do horário, fizemos nossas inscrições e fomos passear por alguns pontos turísticos da cidade. O passeio custou uns 30 euros por pessoa, com direito a um passeio de bateau no rio Sena apreciando um taça de vinho tinto.


Mont Martre
Basílica de Sacre Couer


Tour de bicicleta por Paris



Andando de bike no Museu do Louvre

No Bateau



domingo, 18 de julho de 2010

Europa Jul/10 - 4ºdia

Neste dia, contratamos um pacote de ida e volta no mesmo dia para Bruges na Bélgica numa agência de turismo situada na Rue de Rivoli, na altura do parque de diversões. Não foi muito barato, mas como era nossa 1ª viagem internacional, estávamos como receio de irmos por conta própria, o que nos custou uns 110 euros por pessoa. O ônibus estava nos esperando às 7:00 na frente da agência, ele fez uma parada num posto perto da fronteira da França com a Bélgica, chegando em bruges às 11:00. O guia nos levou pelos pontos históricos da cidade como esse parque e a igreja atrás de mim na foto abaixo.




Depois das explanações sobre a cidade pela nossa guia, elas nos deixou livres para escolhermos o que gostaríamos de fazer. Estávamos com fome, pois já tinha passado a hora do almoço, mas resolvemos aproveitar a hora do almoço para passearmos pelos canais de Bruges. Ele dura em torno de 30 minutos e custa menos do que 10 euros.





Catedral de Notre Dame de Bruges

Passeio de barco pelos canais



Construções da parte antiga de Bruges


Famoso cão da raça Labrador que dorme na janela
Depois do passeio de barco, caminhamos pelo centro histórico, visitamos a Catedral de Notre Dame de Bruges e compramos alguns chocolates e souvenirs. Claro que não poderíamos deixar Bruges e experimentar um prato e uma cerveja típicos. Provei o Mosselen que consiste em mexilhões, "gigantes" nesse caso, cozidos com cebola, salsão e vinho branco. Preciso dizer que depois que experimentei esse prato, nunca mais consegui resistir a ele. É muito bom!

Degustando um prato típico da Bélgica - Mosselen
Chegamos próximo às 20:00 em Paris e só tivemos tempo de ir ao Bercy Village que ficava perto do nosso hotel para jantarmos.



sábado, 17 de julho de 2010

Europa Jul/10 - 3ºdia

Começamos o dia visitando o Jardim de Tuileries, passamos pela Place de La Concorde, andamos toda a avenida Champs Élysées até o Arco do Triunfo. Munidos do nosso museum pass, subimos no Arco do Triunfo de onde se tem uma visão incrível da cidade. De lá fomos para as famosas Galerias Lafayette, descendo no metrô Chaussée d'Antin - La Fayette. Para fechar o lindo dia, passeamos de barco (Bateau Parisien) pelo rio Sena. 

Jardim de Tuileries - A vida é dura!


Obelisco na Place de la Concorde


Chafariz da Place de la Concorde


Visão completa da avenida Champs Élysees


Arco do Triunfo


Visão da cidade do Arco do Triunfo


Galerias Lafayette


Torre Eiffel vista do Bateau Parisien


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Europa Jul/10 - 2ºdia

Acordamos às 7:00, tomamos café no hotel, pegamos o metrô até Cité, andamos dois quarteirões em direção à Catedral de Notre Dame admirando o rio Sena. A entrada para a nave onde acontece as missas é gratuita e o interior da catedral é algo único. Por outro lado, para subir na cúpula, é preciso pagar uma entrada. Vimos que estavam vendendo o Paris Museum Pass , que consiste num passe para 60 museus e monumentos de Paris e é válido por 2, 4 ou 6 dias, e decidimos que valia a pena comprarmos, pois iríamos a vários outros museus. Já aviso que para chegar até lá em cima tem que subir muitos degraus, com direito a parada para respirar e beber água. 

Vista frontal da Catedral de Notre Dame de Paris


Vista de cima
    Se após subir ainda quiser conhecer mais sobre a Catedral, ande ao entorno dela e descanse um pouco no jardim muito bonito que existe atrás dela. 

Vista da parte dos fundos
Atravessamos a ponte e caminhamos pelo Quartier Latin que é uma região onde se concentram muitas universidades, sendo a mais famosa a Sorbonne, e vários restaurantes com bom custo benefício (15 euros). Abastecidos, visitamos o Panthéon, os jardim de Luxemburgo e pegamos o metrô até Palais Royal Museé Du Louvre saindo pelo Carroussel Du Louvre que dá acesso direto às lojas do museu. Como tínhamos comprado o museum pass, entramos direto sem pegar fila. Ficamos a tarde inteira lá, em especial na parte do antigo Egito e civilização Romana. Acho que precisaríamos ficar de um mês completo para apreciar todo o acervo. Quando estiver cansado de tanto andar, vale a pena sair pela escada rolante que dá acesso à famosa pirâmide externa do museu. 

A Cá no Quartier Latin


Panthéon


Jardim e Palácio de Luxemburgo


Pirâmide do Museu do Louvre