Numa viagem de longa duração, como a nossa que será de aproximadamente 1 ano, é essencial fazer um bom planejamento antes e durante a viagem. Afinal, é terrível ficar sem dinheiro, descobrir que não há mais vagas nos hotéis de uma cidade, não saber qual voo ou trem pegar, ser deportado por estar com visto vencido ou sem visto e muitas outras situações indesejáveis. Assim, listamos alguns itens que nos ajudaram a planejar a viagem, e esperamos, que ajudem aos que irão fazer uma viagem de volta ao mundo.
Financeiro
É fato! Sem um mínimo de dinheiro, fica muito complicado! Não disse impossível, pois existem algumas pessoas que partem com quase nada e vão arranjando emprego remunerado ao longo da viagem. Esse não é o nosso caso. Acumulamos um bom montante durante anos para fazermos isso. Isso posto, podemos começar com a elaboração de uma planilha que contenha cada cidade que visitará com os respectivos valores de: café da manhã, almoço, jantar, transporte local, transporte entre as cidades, hospedagem, tickets para pontos turísticos, entradas para as baladas, vistos, vacinas, seguro viagem, eventual renovação da PID-Permissão Internacional para Dirigir e CNH-Carteira Nacional de Habilitação. Um bom site para consultar estimativas de vários desses custos citados é o numbeo - cost of living. Em se tratando de viagens longas, não é possível definir todo o roteiro antecipadamente, por uma série de fatores, dentre os quais citamos a existência de crises políticas nos países a serem visitados, surto de alguma doença com cura desconhecida até o momento e visto não poder ser tirado com muita antecedência. Além disso, achamos importante haver uma parte para improvisação. Nesses casos, sugerimos então que utilize a média dos que você já listou ou estime por um cidade mais cara, como Paris, New York ou Tokyo. Outro ponto muito importante é padronizar as moedas, ou seja, transformar todos os custos medidos em diversas moedas diferentes numa moeda de referência como euro, dólar ou mesmo o real. As cotações podem ser facilmente consultadas pela internet, tomando-se o cuidado de consultar a cotação turismo. Caso só ache a comercial, acrescente uns 10% sobre a cotação comercial para obter a turismo. Um truque muito útil é simular recarga de cartão pré-pago no site do banco em que tem conta.
A outra planilha que deve ser construída é que contenha todos os gastos que terá aqui no Brasil. Sugerimos que considerem: Aluguel/prestação, condomínio, celulares, TV a cabo, seguro residência, plano de saúde, energia elétrica, água, gás, IPVA, IPTU, seguro do carro, prestação do carro e compras parceladas que tenha feito. Isso lhe permitirá que tenha o controle para saber quanto terá que acrescentar aos gastos mensais dos custos estimados para viagem. Certamente que você cortar alguns custos como por exemplo: alugar sua residência, cancelar a TV a cabo, o seguro do carro e a conta de celular.
Planilha exemplo dos custos da viagem |
Pode-se também tentar ganhar uma grana extra vendendo as fotos que irá tirar, trabalhando como free lancer ou inserindo propagandas e buscadores (como o Booking.com) no seu blog.
Uma vez totalizada a previsão de todas as despesas com essas duas planilhas, vamos falar sobre como administrar esse montante. Nós decidimos distribuir 40% do total reservado em cartões pré pagos e espécie(dinheiro em cédula) de dólar e euro. Atualmente, é melhor levar o máximo de espécie que puder, pois o IOF no câmbio em espécie é 0,38%, enquanto que no cartão é 6,38%. Diferença considerável para uma viagem longa! Mas não se esqueça que se levar mais do que 10 mil reais em moeda estrangeira, terá que declarar no site da Receita Federal antes do embarque. O restante da reserva, você poderá deixar aplicado. Sugerimos que mantenha parte aplicada na caderneta de poupança e o restante em CDBs. Analise quais das duas aplicações está mais rentável e ajuste os percentuais em cada um deles.
Rota da viagem
Os sites da Star Alliance, One World e SkyTeam possuem a passagem RTW-Round The World (Volta ao mundo), mas dependendo do seu roteiro, não compensará comprar esses pacotes, pois existem restrições no número de continentes, de voos e no sentido dos voos entre continentes. Então, faça uma simulação com todos essas alianças e com várias possíveis rotas que você imaginar e compare, pois não tem outro jeito. Uma dica importante para economizar um pouco de dinheiro e melhorar seu roteiro é escolher cidades-base para utilizar menos transportes e ter mais possibilidades de destinos. Cidades-base podem ser capitais, cidades grandes ou cidades em pontos bem localizados. Vale e pena também ficar antenado em dias e horários promocionais.
Vistos
Eles são um mal necessário. Pesquise quais países que você irá visitar exigem vistos. No site do Ministério de Relações Exteriores podem ser consultados os países que exigem visto para brasileiros. Contudo, vale um alerta para sempre acessar os sites das embaixadas e consulados dos países desejados, pois não sabemos qual a periodicidade da atualização da lista disponibilizada acima. Vale saber que alguns vistos, só podem ser tirados no seu país de origem. No nosso caso, tivemos que tirar os vistos da Índia, China e Japão aqui no Brasil, e deixamos alguns para tirar nos próprios aeroportos e em outros países. Deve-se ficar atento que alguns vistos como o do Japão tem um prazo se entrar no país. Os vistos da Índia e do Japão não deram dor de cabeça, pois não exigiram as passagens, mas o da China... Eles exigiram todo nosso roteiro, nomes das cidades, dos pontos turísticos das cidades da China e ainda as passagens.Vacinas
Muitos viajantes esquecem deste item, mas ele é importantíssimo. Países com epidemias são propícios para estragar sua viagem. Não descuide! Melhor do que fazer uma imensa consulta pela internet sobre vacinas para viajantes é agendar uma consulta no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Existe uma área exclusiva destinada à medicina do viajante. E o melhor, é gratuito! Agendamos, fizemos a consulta e soubemos que para os nosso destinos teríamos que tomar as seguintes vacinas: H1N1, Febre Amarela (exigida por alguns países), Hepatite B, Raiva, Sarampo/Caxumba/Rubéola, Anti-Tetânica, SABIN, Hepatite A e Febre Tifóide. Com exceção das 2 últimas, todas foram aplicadas gratuitamente lá mesmo. Mas se prepare, pois o atendimento na aplicação das vacinas não é rápido. Quanto às duas restantes, foram tomadas no Hospital Pro-Matre por um custo de 215 reais por pessoa.
A vacina da Febre Amarela deve ser "internacionalizada", ou seja, o comprovante de vacinação deve ser impresso num padrão internacional e em inglês como International Certificate of Vaccination or Prophylaxis. Outro modo de fazer é tomar essa vacina num posto de saúde, levar o comprovante na ANVISA dos aeroportos e pedir a "internacionalização".
Seguro viagem
Certificados das vacinas contra Influenza (gripe) e Febre Amarela |
Certificados "internacionalizados" |
Para complementar sua segurança, além das vacinas, é importantíssimo ter um seguro viagem, pois nunca se sabe quando se precisará dele para acionar um médico ou receber atendimento no pronto socorro. Pesquisamos vários seguros, mas achamos melhor contratar o Nomads Insurance, pois é recomendado pela Lonely Planet e possibilita uma prorrogação do prazo de cobertura, caso necessite.
Seguro de vida e plano de saúde nacional
Esses itens, em nossa opinião, são indispensáveis. O primeiro porque, caso aconteça uma tragédia e você venha a falecer, podem existir pessoas que dependam financeiramente de você. Então, não deixe-as na mão! Quanto ao outro item, caso aconteça algo um pouco mais grave e você tenha que ser trazido para o Brasil, seu plano de saúde nacional cuidará disso.
Seguro de vida e plano de saúde nacional
Esses itens, em nossa opinião, são indispensáveis. O primeiro porque, caso aconteça uma tragédia e você venha a falecer, podem existir pessoas que dependam financeiramente de você. Então, não deixe-as na mão! Quanto ao outro item, caso aconteça algo um pouco mais grave e você tenha que ser trazido para o Brasil, seu plano de saúde nacional cuidará disso.
Renovações de documentos
Numa viagem longa, deve-se ficar atento ao prazo de validade dos documentos, como por exemplo: cartões de banco, passaporte, vistos, PID-Permissão Internacional para Dirigir e da CNH-Carteira Nacional de Habilitação. Tivemos que renovar todos esses documentos! O que foi um pouco mais chato foi a CNH, pois precisávamos renová-la com 6 meses de antecedência, e o prazo máximo descrito no site do DETRAN é 30 dias. Fomos na parte do DETRAN do Poupatempo da Sé munidos de todos os documentos exigidos e as passagens de ida e volta para comprovar o tempo da viagem, e felizmente, tivemos sucesso. Claro que provavelmente, teremos que gastar um dinheiro mudando o voo da volta, pois não sabemos exatamente quando voltaremos. Mas esse foi o jeito que conseguimos pensar em tão pouco tempo.
Procurações
Um item que às vezes passa desapercebido. Recomendamos que faça uma procuração para uma pessoa de confiança. Ela poderá resolver vários tipos de contra-tempos para você enquanto estiver fora do país. Basta ir a qualquer cartório pessoalmente com a pessoa que será seu procurador, levar RG, CPF, comprovante de residência e certidão de casamento. Você precisará pagar uma taxa de aproximadamente 170 reais.
Bagagens
Como este é um item um tanto que controverso, pois vai depender da sua idade, sexo e gostos pessoais. Vamos acondicionar todo os itens abaixo em uma mochila de 65 litros da Curtlo, uma Jack Wolfskin de 40 litros, outra Jack Wolfskin de 20 litros para hiking/trekking e uma bolsa de mão para levar os documentos e dispositivos eletrônicos. Levaremos individualmente:
Passaporte Brasileiro |
PID com a mesma data de validade da CNH |
Um item que às vezes passa desapercebido. Recomendamos que faça uma procuração para uma pessoa de confiança. Ela poderá resolver vários tipos de contra-tempos para você enquanto estiver fora do país. Basta ir a qualquer cartório pessoalmente com a pessoa que será seu procurador, levar RG, CPF, comprovante de residência e certidão de casamento. Você precisará pagar uma taxa de aproximadamente 170 reais.
Bagagens
Como este é um item um tanto que controverso, pois vai depender da sua idade, sexo e gostos pessoais. Vamos acondicionar todo os itens abaixo em uma mochila de 65 litros da Curtlo, uma Jack Wolfskin de 40 litros, outra Jack Wolfskin de 20 litros para hiking/trekking e uma bolsa de mão para levar os documentos e dispositivos eletrônicos. Levaremos individualmente:
- 3 bermudas - uma delas para pijama
- 5 cuecas/calcinhas
- 7 camisetas - uma delas para pijama
- 1 calça para caminhadas - à prova d'água e que deixa a transpiração sair
- 1 calça jeans no meu caso, ou 2 calças no caso da Cá
- 5 pares de meias - 3 especiais para caminhada
- 1 par de chinelos de borracha
- 1 par de sapatinhos baixo com sola de borracha reforçado no caso da Cá
- 1 par de tênis para caminhadas - à prova d'água e que deixa a transpiração sair
- 1 jaqueta - à prova d'água e que deixa a transpiração sair
- 1 blusa fina - para ser vestida embaixo da jaqueta
- 1 second skin no caso da Cá - para ser vestida em temperaturas negativas
- 1 toalha - super absorvente que ocupa pouco espaço
- 1 calção de banho/ biquini
- Caixinha de remédios
- Itens de higiene pessoal - menores e mais práticos possíveis
- 1 filmadora e seu carregador
- 1 câmera digital pequena e seu carregador
- 1 netbook e seu carregador
- 1 câmera digital semi-profissional e seu carregador
- 2 Iphones e seus carregadores
- 1 Ipad
- 1 canivete multifunções
- 2 garrafas de água para hiking/trekking
- 1 plug T - item importantíssimo para lugares com somente 1 tomada
- 1 plug universal - também importantíssimo para adaptar as tomadas
- 1 Deuter transport cover (60-90L) - serve como capa de chuva e de transporte
Esta viagem vai ser demais!
ResponderExcluirQue inveja! Por enquanto nem posso pensar em algo semelhante, compromissos profisdionais nao me permitem longas ausencias. Meu proximo destino programado é Turquia e Grécia. Boa viagem!
ResponderExcluirEliana, nós pensamos muito nisso desde alguns anos atrás... Estávamos sempre cheios de compromissos. Eu lecionava numa universidade durante todas as noites, inclusive sábados e alguns domingos, além de trabalhar como coordenador financeiro. Então, avaliando a situação e diversos fatores que descrevemos na aba "Volta ao Mundo!", achamos que esta é hora de fazermos isso. Iremos passar pela Turquia e Grécia... Se você for antes, gostaríamos de dicas! Se formos antes, postaremos nossas dicas aqui. Obrigado pelo comentário!!!!
ExcluirGostei dos preparativos, vcs estão muito organizados e preparados vai ser ótima a viagem, adorei a tabela financeira ahahaha
ResponderExcluirObrigado Carol! Sabíamos que não seria uma tarefa muito fácil, mas não imaginávamos que exigisse um nível de detalhes tão grandes. Tem que pensar até nas coisas mais simples, como tamanho do sabonete e do shampoo. Contudo, acho que fizemos os possível para nos organizarmos e achamos que estamos preparados.
ExcluirEliana e Carol,
ResponderExcluirSugestões de melhoria para o Blog ou correção de alguma besteira que tenhamos escrito são sempre bem vindos!!!!
Obrigado pelos seus comentários!