quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Volta ao Mundo Jul/14 - Marrocos - Imlil, Aremd, Tizi Oussem

Contratamos um Trekking com a Trek Atlas nas montanhas próximas de Marrakesh para duas pessoas.O pacote de duração de 3 dias e 2 noites, incluiu todos os transportes para Marrakesh, café da manhã, almoço e janta de todos os dias, hospedagens, guia, cozinheiro e mula para o transporte das bagagens. Os únicos itens não inclusos eram: água mineral e banho quente, mas você podia adquiri-los nas hospedagens. O leitor interessado em ver a rota e as variações de altitudes, pode acompanhar pelo mapa:


1ºdia) Imlil-Tamatert-Aremd-Guest House em Aremd
O taxi foi nos buscar nos Riad na hora exata combinada (9:00), nos levou para Imlil (1h30min) e lá conhecemos nosso guia, cozinheiro e a mula. Eu disse mula! Em vários dos nosso destinos que são vilarejos Berber (povo original do Marrocos) não estradas e o acesso é somente pelas trilhas. Assim, as mulas são muito importantes para o transporte de tudo, sendo tão bem valorizadas a ponto de terem preço de carros populares. 

Nossa mula sendo carregada

Nossa mula em ação
Esse dia até que foi tranquilo, pois subimos uma montanha alta e algumas outras pequenas, parando para almoçar numa delas. Nosso cozinheiro foi na nossa frente com a mula para preparar nosso almoço.

Almoçando nas montanhas
Abastecidos de comida e líquido, caminhamos cerca de 1 hora até o vilarejo Berber chamado Aremd onde dormimos numa Guest house. O menu da janta foi a tradicional sopa marroquina harira e o tagine de prato principal. Claro que tudo acompanhado pelo chá com hortelã. Algo curioso, ao menos para nós, que ocorre quando vão servir o chá, é que eles erguem bem o bule para ir criando uma espuma na superfície do chá. Indagado sobre isso, o guia respondeu que é para liberar mais o aroma do chá e também para ficar com uma aparência mais bonita. Além disso, para sentir mais o sabor, a cada gole eles sugam o chá fazendo barulho para que a sensibilidade ser maior.


Nosso guia e a Cá


Aremd
2ºdia) Aremd-Achelm-Tizi n’Mzik-Refúgio Azibão Tamsoult-Cascade d' Irhoulidene
Acordamos às 6:00 e quando o sol estava surgindo, estávamos partindo para Achelm. Esse dia subimos aproximadamente 400 metros numa caminhada de 3 horas. Caminhamos mais 40 minutos e chegamos no nosso hut ou refúgio. Depois de almoçarmos e descansarmos um pouco, andamos mais 40 minutos até chegar à cachoeira d'Irhoulidene. Começou a chover e tivemos que voltar rápido ao hut.







3ºdia) Refúgio-Tizi Oussem-Ait Aissa-Tzi Oeudite-Matate Aguersioual
Acordamos novamente às 6:00 e partimos para Tizi Oussem junto com nossa amiga mula e o cozinheiro. Nesse dia levamos cerca de 4 horas para subir e mais umas 2 horas para chegarmos até o ponto final Matate Aguersioual onde nosso taxi estava esperando.







Chegando em Marrakesh, enfrentamos 42ºC e quase passamos pela mesma situação descrita no post anterior para achar o endereço do novo Riad que reservamos. Como os Riads da Medina ficam em ruelas, nosso taxi não podia ir até lá. Próximo da rua principal perto do hotel, o motorista ligou no Riad, mas o telefone do Riad não funcionava. Então decidimos tentar achar a ruela. Quando paramos estávamos descendo do taxi começaram a oferecer ajuda. Dissemos que não e fomos andando. Mas alguns espertinhos ofereceram ajuda, mas desta vez achamos! Vivendo e aprendendo. O único azar, foi a porcaria do Riad Naya não ter quarto com ar condicionado. O detalhe é que reservamos com ar condicionado. Contudo, estávamos tão cansados que ficamos lá mesmo.

Uma dica: vários Riads em Marrakesh mostra o endereço da ruela e depois o da rua principal. Assim, basta você ir na rua principal e depois ir olhando o nome da ruela. Por exemplo, 29 Derb Dekkak Bab Doukkala, Medina, Marrakesh. Localize a rua Bab Doukkala e depois a travessa Derb Dekkak e procure pelo número 29.

Próximo destino será Fèz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de postar o comentário, preencha Nome/URL com o seu nome. Se não quiser se identificar, invente um nome. Muito obrigado!