sábado, 16 de agosto de 2014

Volta ao Mundo Jul/14 - Portugal - Lisboa

Pegamos o ônibus da Renex para Lisboa (EUR 20,00) numa praça, onde fica a Reitoria da Universidade de Porto, próxima à estação de metro e trem (comboio em Portugal) São Bento. Alternativamente, pode-se pegar o trem (Comboio) nessa estação para ir até Lisboa ou outra cidade (EUR 25,00 para Lisboa). Existe uma outra companhia de ônibus que faz esse itinerário, mas nos recomendaram a que utilizamos. A viagem dura em torno de 3 horas e meia e é bem tranquila, sem muitas curvas sinuosas. Desembarcamos na estação Lisboa Oriente, compramos os cartões na máquina, carregamos com algumas viagens e pegamos o metro até Intendente.



Nosso hotel de 2 estrelas de EUR 30 diários fica a 100 metros dessa estação e ao seu redor existem algumas tascas (bares), restaurantes, mercados, bancos e lavanderias. Esses detalhes fizeram toda a diferença, pois passamos 7 dias na cidade. Para terem uma ideia, utilizamos o banco para sacar dinheiro, as tascas e restaurantes para comprar pratos prontos para vários jantares, os mercados para nos abastecermos de produtos necessários e as lavanderias para lavarmos as roupas de 1 semana. Uma dica para quem economizar num mochilão é sempre comprar água, bolachas e outras guloseimas nos mercados para levar nos passeios diários. Nós compramos um galão de 5 litros, bolachas, salgadinhos, pães, presuntos crus e algumas frutas.


A missão de lavar as roupas - A primeira vez que for utilizar uma máquina de lavar ou secar numa das lavanderias do tipo faça sozinho, sofrerá alguns minutos tentando entender a dinâmica, mas depois logo se acostumará. Como já passamos por isso várias vezes e em países em que não se entendia uma palavra das instruções escritas, aqui em Lisboa foi fichinha. O procedimento em geral é simples e será descrito abaixo, mas em caso de dúvida, pergunte para alguém que já está usando as máquinas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                                 
Do lado direito está o painel de pagamento

1-Escolhe uma máquina (de secar ou lavar), coloque suas roupas, sabão em pó e outros produtos se for possível.

2-Vá até a máquina ou painel central onde se paga, selecione o número da sua máquina e coloque o dinheiro.

3-Volte até a máquina, selecione o modo de lavagem e pressione Start.





Como Lisboa é uma cidade repleta de pontos turísticos e desejávamos ir para algumas cidades vizinhas, decidimos definir os passeios: 1-Bairro Baixo, Chiado e Alfarma, 2-Bairro Alto, 3-Bairro do Belém, 4-Cidade de Cascais e Praia do Guincho, 5-Nova visita ao Bairro Alto, 6-Cidade de Sintra, 7-Dia livre. A maior parte dos passeios pela cidade de Lisboa foram feitos a pé para economizarmos dinheiro e ficamos em forma para os futuros hikings no Nepal e em outros lugares que visitaremos. Para terem uma ideia, andamos cerca de 8 a 10 quilômetros por dia, mas isso ainda não é o suficiente!



Abaixo, descrevemos rapidamente os pontos turísticos que mais gostamos em cada um dos dias e algumas informações de itinerários:

1-Bairro Baixo, Chiado e Alfarma: Passeie pela charmosa rua Augusta que termina praça do Comércio com uma vista para o mar e visite as instalações medievais do Castelo de São Jorge.

Praça da Figueira

Final da rua Augusta

Castelo de São Jorge
2-Bairro Alto: Recomendamos a Igreja de São Roque, seus arredores e um mirador chamado São Pedro de Alcântara, de onde dá para ter uma visão do rio Tejo, da parte baixa e do Castelo de São Jorge.

Interior da Igreja de São Roque

Castelo de São Jorge visto do Mirador

Jardim do mirador
3-Bairro do Belém: Conheça o Mosteiro dos Jerônimos e as histórias descritas nos painéis, suba na Torre de Belém e admire a vista e aprenda mais sobre a História da navegação e veja modelos reais de barcos e  hidroaviões no Museu da Marinha (EUR 6,00). Dica: Para economizar, pode comprar bilhetes combinados, como por exemplo, o bilhete Mosteiro+Torre por EUR 12,00.

Mosteiro dos Jerônimos

Interior do Mosteiro

Outra perspectiva do Mosteiro

Museu da Marinha - miniaturas

Exemplares reais

A famosa Torre do bairro de Belém
4-Cidade de Cascais e Praia do Guincho: Cascais fica cerca de 30 minutos de trem da estação Cais do Sodré. Pouco mais de 2 euros são suficientes para ir e voltar, mas terá que desembolsar aproximadamente 7 euros para visitar a praia do Guincho. Basta pegar o trem com destino a Cascais e descer nela, depois deve pegar um ônibus no terminal dessa cidade para a praia do Guincho.

Uma das praias de Cascais

Cascais

Praia do Guincho

Praia do Guincho
5-Nova visita ao Bairro Alto: Não visitamos nada de novo. Aproveitamos esse dia para trocar de hotel, lavar as roupas, passear por algumas lojas no bairro alto e almoçar num restaurante de ótimo custo benefício chamado Carmo. O prato do dia com direito a entrada, principal, sobremesa, bebida e café por 12 euros. É muito melhor que alguns restaurantes migués aí de São Paulo que cobram preço equivalente por apenas um prato principal mal executado.

Bondinho indo para o bairro alto
Pães e azeite portugues

Couscous

Bacalhau espiritual

queijada de ovos moles
6-Cidade de Sintra: Sintra fica a 30 minutos de comboio da estação Rossio. Para pegar esse trem é preciso ir até o local chamado de Restauradores que fica próximo do metro Rossio. Chegando em Sintra, tomamos o ônibus 434 perto da estação de comboio por 5 euros incluídos ida e a volta. Decidimos descer no último ponto que era o Castelo e Jardim da Pena (ticket combinado com Castelo dos Mouros por 11 euros). Visitamos o Castelo, mas não conseguimos olhar muito o Jardim, pois tínhamos programado outros pontos para visitar. Descemos por uma trilha bem sinalizada para o Castelo dos Mouros. Particularmente, gostei muito desse local, pois dá para contemplar a vista das muralhas, da cidade e do mar, além de caminhar um bastante. Depois esperamos o ônibus no ponto, mas deixamos de pegar 2 ônibus por falta de espaço neles. Igual ao Butantã USP na hora do rush! Então, resolvemos descer até o centro de Sintra a pé pela trilha pavimentadas de pedras. Não nos arrependemos, pois depois de 30 minutos estávamos no centro. Visitamos também a belíssima Quinta da Regaleira e seu jardim imenso repleto de torres de pedra, túneis e cavernas. Por fim, se pudéssemos mudar alguma nesse dia, definitivamente não teríamos pegado o ônibus e faríamos tudo a pé. Além disso, acho que passaríamos dois dias nessa cidade para visitar todos os pontos turísticos. Gostamos muito dela!

7-Dia livre: Até conseguiríamos ir visitar mais pontos turísticos, mas resolvemos acordar tarde, andar nos bairros alto e baixo, e pesquisar sobre os próximos passos do roteiro.


Amanhã, iremos para Sevilha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de postar o comentário, preencha Nome/URL com o seu nome. Se não quiser se identificar, invente um nome. Muito obrigado!