sábado, 25 de abril de 2015

Volta ao Mundo Jul/14 - Polônia - Cracóvia

Até agora não acredito que pagamos 4 zlotys (1 euro) por cada uma das passagens de ônibus  de Varsóvia para Cracóvia, pois a distância entre elas é de aproximadamente 300 km. Compramos as passagens on line pelo site da PolskiBus com dois dias de antecedência. Certamente, ou tivemos muita sorte ou foi algum problema no sistema, pois uma semana antes, o preço era de 25 zlotys. Depois de 5 horas, estávamos chegando na estação de ônibus de Cracóvia - Dworzec Autobusowy Melopolski (ao lado da estação de trem Krakow Glowny), de onde seguimos caminhando até nosso hostel na cidade antiga. Para saber mais sobre as estações de partida e chegada, acesse o site da empresa acima com link.
Assim como Varsóvia, Cracóvia é uma bela cidade com um centro histórico muito charmoso, muitos museus, monumentos e parques. Para os interessado em História, em ambas as cidades pode-se aprender muito sobre o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial. Contudo, achamos que o diferencial de Cracóvia está justamente nos museus relacionados ao bairro Judeu, no campo de concentração Auschwitz e no seu centro histórico que não foi destruído na guerra. Existe também um mina de sal bastante recomendada, mas decidimos deixar para a próxima.

Groddzka Ulica repleta de turistas

Parte da antiga muralha que cercava a cidade antiga

Tram passando em frente a rua do Hostel

Os passeios de charretes são bem frequentes na cidade
Belíssimo parque que cerca a cidade antiga


O charme da praça principal à noite
No primeiro dia, só para variar um pouco, resolvemos fazer um tour com guia pela cidade antiga. O passeio da Old Town Krakow Free Walking Tour é gratuito e muito bem recomendado. Dura cerca de 2, 5 horas e passa pelos principais pontos turísticos e históricos da cidade antiga. No final do tour, ganhamos um mapa da cidade e colaboramos dando um pequeno e simbólico valor monetário para o excelente guia Daniel.

Praça central onde está localizada a Basílica de Santa Maria

A Basílica de Santa Maria e o Monumento Adam Mickiewicz 
O incrível interior da basílica. Certamente uma das mais bonitas que já vi!




Torre da muralha da cidade


Igreja da Transfiguração

Igreja de São Pedro e São Paulo



Barbican de Cracóvia

Universidade Jaguelônica
Estátua em homenagem ao grande Nicolau Copérnico

Local onde os Papas ficam hospedados
Entrada do Castelo Real de Wawel

Mais sinais da chegada da primavera!
Na parte da tarde, depois do excelente almoço (vejam os pratos no final do post!), passeamos ao redor do Castelo Real de Wawel e passeamos pelo centro.
No dia seguinte, acordamos bem cedo e fomos pegar um ônibus (14 zlotys) que sai do mesmo terminal que chegamos para o campo de concentração de Auschwitz. É importante reservar no site antes de ir até lá. A viagem demora cerca de 1,5 hora se não tiver trânsito, mas nós demoramos quase 2 horas. Primeiramente, fomos visitar o Museu de Auschwitz I e depois pegamos um transfer gratuito para Auschwtiz II (Birkenau).

Entrada de Auschwitz I - "O Trabalho Liberta"

Mapa de Auschwitz I
Nessas casas funcionam museus. Cada qual com um tema.
Entrada de Auschwitz II ou Auschwitz-Birkenau
Trem que trazia os Judeus do Gueto para Auschwitz II


Ruínas do lugar que funcionava como câmara de gás
No último dia, nessa formidável cidade, fomos fazer o passeio no bairro Judeu novamente com o Free Walking Tour. O guia e o roteiro do passeio foram muito bons, assim como o do outro passeio. Gostamos desse especialmente porque muitas das informações que recebemos não são fáceis de se achar em livros ou guias da cidade. Claro que com muita pesquisa poderíamos ter feito esse roteiro e também adquirido tal conhecimento dos fatos, mas não tínhamos muito tempo na cidade e achamos melhor seguir um especialista. Como o tour acabava em frente a Fábrica de Schindler onde funciona o Museu Histórico de Cracóvia, resolvemos almoçar e depois entrar no museu pagando 19 zlotys por pessoa.

Museu da História da Cultura dos Judeus




Sinagoga de Isaac


Entrada do Gueto
Local onde era uma parte importante do Gueto
Museu da Fábrica de Oskar Schindler

O museu é bem organizado e interessante. Entrada: 19 zlotys



Pratos Típicos

Joelho de porco assado com cerveja, pão polonês, raiz forte e repolho em conserva cozido.



Costelas de porco assadas com cogumelos, batatas e repolho em conserva cozido.



Sopa de centeio fermentado com batatas e bacon



Lombo assado com molho de cremoso de sementes de cominho



Agora é hora de exercitar um pouco mais as pernas! Rumo às montanhas no sul da Polônia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de postar o comentário, preencha Nome/URL com o seu nome. Se não quiser se identificar, invente um nome. Muito obrigado!