Como gostamos muito de regiões montanhosas para fazer hiking e trekking, decidimos ir de Cracóvia para o sul da Polônia, mais exatamente para Zakopane. Uma pequena e pitoresca cidade situada na região das montanhas Tatra na fronteira com a Eslováquia. Desta vez, optamos pelo trem, pois gostaríamos de conhecer um trem local. Pagamos 25 zlotys por pessoa, um pouco mais caro do que a passagem de ônibus que custava 18 zlotys. A distância entre as duas cidades não é grande, cerca de 110 km por rodovias. Assim, indo de ônibus levará cerca de 2 horas. Contudo, indo de trem levamos 5 horas, pois ele para em várias estações para trocar de locomotiva. Mas não nos arrependemos, pois a vista é espetacular!
Estávamos achando que iríamos num trem similar a este. |
Mas o nosso trem era desse tipo... |
Por dentro até que não era ruim |
Nosso hotel Willa Dewajtis é uma charmosa casa típica cerca de 15 minutos da estação de trem. O quarto ficava no último andar e tínhamos a disposição uma cozinha completa no subsolo. O próprio dono do hotel nos atendeu muito bem. Além disso, nos forneceu dicas de hikings dando todos os detalhes e nos ajudou no planejamento de como cruzar a fronteira para Eslováquia.
Nosso charmoso quarto |
Ficamos 4 dias inteiros nessa acolhedora e simpática cidade. Aproveitamos os dias de sol para fazer as caminhadas pelas montanhas e nos dias nublados e chuvosos para passearmos pela rua principal da cidade e planejarmos os próximos passos da viagem.
Abaixo seguem algumas fotos do centro:
No primeiro hiking passamos por Kuznice, por um campo de flores próximo do hotel Gorski PTTK Kalatowki e terminamos numa bela área de montanhas próximo do hostel Hala Kondratowa. Ambas as acomodações ficam no Tatrzanski Park Narodowy que cobra 5 zlotys por pessoa de entrada. A caminhada total durou cerca de 3 horas, descontando-se as paradas.
No dia seguinte, por indicação do dono do hotel, rumamos para Morskie Oko (Olho do Mar). O passo inicial é pegar um ônibus local e chegar até o parque onde fica localizado o Morskie Oko. Assim, fomos para o ponto de ônibus mais próximo do hotel esperá-lo, pois a distância até o parque é de 17 km. Na alta temporada, esses ônibus saem com frequência, mas como ainda não estávamos nela, tivemos que esperar 30 minutos até que um mini van taxi passou e nos ofereceu a rota até o destino pelo mesmo preço do ônibus de 10 zlotys por pessoa. Chegando lá, pagamos a entrada do parque de 5 zlotys e começamos a caminhada de 18 km (9 km para ir e outros 9 km para voltar).
No último dia, tomamos o bondinho em Kuznice (58 zlotys ida e volta) até Kasprowy Wierch. A vista de lá é maravilhosa, apesar da temperatura ser bem baixa.
Pratos Típicos
Oscypek - queijo tradicional, defumado, feito de leite de cabra da região de Zakopane. Lembra bastante o provolone, porém é mais salgado, mas defumado e um pouco quebradiço.
Pescoço de porco com bacon
Sopa de batatas, cenoura e bacon
Joelho de porco assado com molho de cerveja
E vamos ao próximo destino: Bratislava.
Olha só a temperatura lá em cima -6 graus Celsius |
Dentro do primeiro cable car |
Pratos Típicos
Oscypek - queijo tradicional, defumado, feito de leite de cabra da região de Zakopane. Lembra bastante o provolone, porém é mais salgado, mas defumado e um pouco quebradiço.
Pescoço de porco com bacon
Sopa de batatas, cenoura e bacon
Joelho de porco assado com molho de cerveja
E vamos ao próximo destino: Bratislava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de postar o comentário, preencha Nome/URL com o seu nome. Se não quiser se identificar, invente um nome. Muito obrigado!